O escritório polonês FAAB Architektura projetou um novo edifício para o Museu Prisional Pawiak em Varsóvia. Composto por um parque vertical de vários níveis, o projeto foi concebido para o local da onde antes funcionava a antiga penitenciária. O FAAB utiliza estratégias de paisagismo para integrar e definir a organização espacial do complexo e como ele se insere no tecido urbano.
A arquitetura do novo edifício apresenta uma série de movimentos formais que remetem ao passado. Uma sombra será projetada ao longo da fachada do edifício, inspirada no próprio nome “Pawiak”. A parte inferior multifacetada e distorcida da elevação faz referência a uma história de opressão e conecta o edifício ao solo. Acima, a forma geral do edifício proposto foi feita para simbolizar a força e o propósito daqueles que enfrentaram a opressão nacionalista e lutaram pela liberdade e pelos valores universais da humanidade.
A nova extensão do FAAB também faz referência ao prédio histórico destruído. A altura do projeto será exatamente a mesma do edifício da prisão histórica. O tom do telhado imitará o do projeto de H. Marconi (1820). Em torno da extensão planejada, uma exposição ao ar livre permanecerá aberta durante todo o dia. FAAB espera que o novo projeto finalmente forneça uma resposta à pergunta do MPP sobre onde o museu fica dentro da cidade.